quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Novo Bispo Auxiliar de Belém

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar de Belém

Pe. IrineuDurante uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (08), na Cúria Metropolitana, o Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou a nomeação do padre Irineu Roman, CSJ, como bispo auxiliar da Arquidiocese. O pastor explicou que o pedido para o novo auxiliar já havia sido feito a algum tempo, visando atender as necessidades apresentadas pela Arquidiocese de Belém, que deve chegar a 60 paróquias até 2016, quando será celebrado o aniversário de 400 anos do início da evangelização na Amazônia.
A sagração do novo bispo acontecerá em 19 de março, com local ainda não divulgado por Dom Alberto. A data foi escolhida por ser o Dia de São José, patrono da comunidade religiosa a qual padre Irineu está vinculado. O padre atua em Belém desde julho de 1999, na paróquia Santa Edwiges, localizada no Conjunto Panorama XXI, no bairro Nova Marambaia. Além de pároco, exerce atualmente o cargo de ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo em Belém. Na Arquidiocese, padre Irineu é membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista.
Após o anúncio, Dom Alberto passou a palavra ao novo bispo nomeado, que agradeceu a nomeação e indicou a utilização do lema "Vim para servir" para o seu episcopado. Ele contribuirá com o pastoreio da Arquidiocese de Belém, juntamente com Dom Alberto e Dom Teodoro, especialmente na preparação dos eventos que farão parte do marco histórico dos 400 anos, para o qual a Arquidiocese está sendo mobilizada.
BIOGRAFIA – Gaúcho da cidade de Vista Alegre do Prata (RS), nasceu em 10 de agosto de 1958.
Ingressou no Seminário Josefino em 1973, fazendo os primeiros votos religiosos em 1980. Foi ordenado presbítero no dia 1º de janeiro de 1990, por dom Paulo Moreto.
Durante sua caminhada como padre, colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens e na formação de seminaristas. Dedicou-se aos trabalhos da Equipe Executiva do Instituto de Pastoral de Juventude (IPJ), em Porto Alegre, de 1987 a 1989. Exerceu atividades como professor, ecônomo, vigário paroquial e formador nos seminários Menor, em Fazendo Sousa e 2º Grau, em Ana Rech, ambos na cidade de Caxias do Sul. Antes de ser transferido para Belém, passou por Brasília (DF), atuando como vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina, entre 1994 e 1998.
Em Belém, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Edwiges por Dom Vicente Zico em 17 de outubro de 1999, data em que a paróquia foi confiada aos cuidados da Congregação Josefina, permanecendo no cargo até a nomeação.
Fonte: http://www.basilicadenazare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário