sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ananindeua - 70 anos



Ananindeua faz aniversário sem ter o que comemorar

O município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, completa hoje 70 anos de existência. Segundo o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), a população da cidade em 2011 chegou a 477.999. O município cresceu desordenadamente e já tem mais de 4.400 empresas atuantes e 4.598 unidades locais de empresas, com base nos dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
A reportagem do DIÁRIO foi às ruas para saber da população o que melhorou e o que Ananindeua ainda precisa para se tornar uma cidade mais moderna. A palavra mais citada entre os entrevistados foi “saúde”.
O site da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) do município garante que Ananindeua conta com doze unidades básica de saúde, sendo cinco funcionando no regime de Urgência e Emergência 24 horas. Também tem o programa Saúde da Família, com 36 unidades divididas em cinco polos. A maioria foi inaugurada e entregue entre os anos de 2005 a 2012.
Atualmente, a angústia da população é grande, cobrando mais investimentos em saúde pública.
A insegurança também foi bastante citada pelos moradores da cidade. O pedreiro Sebastião Filho mora na periferia e explica que não dá para fugir da violência: “Por isso eu pediria primeiro segurança, saúde e saneamento. A gente pede a Deus que nos dê ao menos um desses, só para começar”. O pedido faz sentido. De acordo com a pesquisa “Homicídios e Juventude no Brasil – 2013”, do Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), Ananindeua teve 568 homicídios considerando toda a população em 2011, ano em que os dados foram coletados. 
A cidade, situada às margens da rodovia BR-316, uma das mais violentas do país, registrou um aumento significativo de acidentes de trânsito e motocicletas de 2007 (100 mortes) a 2011 (254). 
Ainda com base em dados do Cebela, Ananindeua teve 620 homicídios por armas de fogo em 2010, quase o dobro das ocorrências (327) que teve em 2008.
O saneamento é outra questão a ser vista, já que o levantamento de 2013 do Instituto Trata Brasil aponta que, de 100 cidades analisadas, Ananindeua é a quarta pior em relação a saneamento básico, apontando que apenas 26% da população da cidade recebe água tratada.
 
Fonte: http://www.diarioonline.com.br (matéria completa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário