sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Posse do Secretário de Segurança Pública e Delegado Geral


Uma solenidade marcou na manhã desta quinta-feira, 6, a posse do novo secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha; do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Jorge Barreto Atayde; do superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, major Francisco Bernardes; e do diretor-geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, perito criminal Orlando Salgado. O evento foi realizado no auditório central do Complexo da Polícia Civil, em Belém. Secretários de Estado, políticos, policiais civis, militares, promotores de Justiça, servidores municipais e familiares dos novos dirigentes estiveram presentes na posse. Também estavam no evento os dirigentes antecessores para transmissão dos cargos.
Os termos de posse foram assinados, na solenidade, pelos novos titulares dos órgãos do Sistema de Segurança Pública. Na mesa oficial do evento, os deputados estaduais Manoel Pioneiro; André Dias; Gualberto Neto; José Megale e Márcio Miranda, representaram a Assembleia Legislativa do Pará. Já o senador Flexa Ribeiro representou o Senado Federal. Pela Câmara Municipal de Belém, esteve presente o vereador e delegado da Polícia Civil, Pio Netto. O promotor de Justiça Gilberto Valente Martins representou o Ministério Público do Pará.
Durante discurso de posse, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, anunciou medida iniciais para a área. Entre elas, a implantação do Conselho de Integração formado pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública, com reuniões semanais para tratar de ações conjuntas; investimento na profissionalização e ampliação do Sistema Penitenciário do Pará; a desocupação de policiais civis da tarefa de custodiar presos em Delegacias; redução do déficit de vagas no Sistema Penitenciário; fortalecimento da integração entre as Polícias em operações policiais; aproximação das Academias dos órgãos de Segurança e das Corregedorias; criação das UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora) em locais de alto índice de criminalidade e investimento em políticas de prevenção social.
PERFIL DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Luiz Fernandes Rocha é delegado da Polícia Civil, onde ingressou em 1991 por meio de concurso público. Ele é doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, Fernandes foi delegado-geral da Polícia Civil, no mandato anterior de Simão Jatene, entre 2003 e 2006. Além de ter sido delegado-geral, Rocha atuou em diversas unidades policiais na capital e interior, e em cargos relevantes dentro da instituição, como diretor de Polícia Operacional; diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), diretor da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos; titular da Superintendência Regional da Zona do Salgado, em Castanhal, entre outros.
PERFIL DO DELEGADO-GERAL Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Nilton Atayde atuou como advogado entre os anos de 1985 e 1992, quando, por meio de concurso público, ingressou na Polícia Civil do Pará. Depois, fez pós-graduação em Polícia Judiciária na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Direito Penal e Processo Penal na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. O delegado é doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais na UMSA, de Buenos Aires, na Argentina. Atayde foi o primeiro delegado-geral adjunto da Polícia Civil. Anteriormente, atuou em outros cargos relevantes na instituição policial, como corregedor-geral da Polícia Civil; diretor de Polícia Operacional, antigo DPO; diretor do Departamento de Polícia da Capital, antigo DECAP; diretor da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) e diretor da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Antes de ser anunciado pelo governador Simão Jatene o novo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde exercia a vice-presidência do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará (SINDELP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário