segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria/RS

Um incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 230 mortos na madrugada de ontem. Inicialmente foi divulgado que o número de vítimas fatais era de 245, número que foi corrigido no decorrer do dia. No final da noite, autoridades oficializaram 230 vítimas até ontem à noite. O incêndio foi o segundo maior da história do Brasil. De acordo com o jornal gaúcho Zero Hora, o estudante Rafael Dias Ferreira, de 21 anos, era natural de Belém e cursava Biologia na Universidade Federal de Santa Maria.
No momento da tragédia, havia entre 300 e 400 jovens no local, participando de uma festa universitária. A boate tem capacidade para duas mil pessoas e de acordo com as primeiras informações, estava com alvará vencido desde agosto. Um dos donos do estabelecimento já se apresentou à polícia. Um segundo estaria foragido.
A presidente da república, Dilma Roussef, cancelou uma programação em Santiago do Chile e foi a Santa Maria visitar os feridos e confortar familiares dos mortos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, em entrevista coletiva na cidade gaúcha, que a prioridade é salvar a vida das pessoas que ficaram feridas no incêndio, ocorrido durante a madrugada. Segundo Padilha, 92 feridos no incêndio estão internados em hospitais de Santa Maria. Outras 14 pessoas foram transferidas para a capital Porto Alegre. Não se informou se foram estes os mortos.Ele alertou ainda que é possível que as pessoas expostas à fumaça possam sofrer da chamada pneumonia química (por ingestão de gases tóxicos).
Conforme informações preliminares da tragédia, o incêndio teria começado por volta das 2h30, durante a apresentação da banda "Gurizada Fandangueira", que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos. O incêndio provocou pânico, e muitos presentes não conseguiram acessar a saída de emergência.
O número de pessoas que estavam na boate no momento da tragédia não foi confirmado. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal (ver matéria completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário