sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Belém não merece

Fonte: macro-cefalo.blogspot.com
O confronto de Eldorado dos Carajás que causou a morte de dezenove "sem-terra", ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da Polícia do Estado do Pará. O fato ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do Estado.
A "Coluna da Infâmia", fica na Praça da Leitura, São Braz, Belém do Pará, em memória aos mortos de Eldorado do Carajás, esse monumento em nada engrandece a história de nossa cidade.


Fonte: http://pt.wikipedia.org (+ informações)

Um comentário:

  1. a preocupação nao está em engrandecer a história, exite a nova historia que esta para expressar o que se passa com o movimento dos grupos considerados oprimidos( que sao aqueles colocados a margem do poder). Logo o fato aconteceu e o memorial serve para lembra-lo, colocando como importante os agentes sociais envolvidos no conflito, os anseios dos setores da sociedade que participaram do fato. Infelizmente não é uma parte bonita da historia, mas aconteceu.

    ResponderExcluir