quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Com a Palavra...

Sinal Vermelho... Alerta total!

Há muito tempo venho conversando com vários profissionais da área de segurança pública, e o que vem chamando a minha atenção é que a maioria deles faz discurso sobre a aposentadoria e seu desejo de se afastar das atividades policiais, e que já estão fazendo as contas para seus últimos atos em suas funções. Desta maneira, devemos nos preocupar e tentar entender o que esta acontecendo nesse importante setor do Estado.

Insatisfação, fadiga, falta de objetivos, má remuneração, descrédito, doenças, despreparo, injustiças, perseguições externas e internas, despretígio, excessiva influência político-partidária, insegurança, inexistência de incentivos, decepções e até as ridículas interpretações de direitos humanos são apontadas como respostas a essa indagação.

Certamente a SEGURANÇA PÚBLICA precisa, diante do horizonte que se apresenta, realizar uma reavaliação, parar para pensar, analisar suas falhas e necessidades, buscar seus reais objetivos, esquecer as cores partidárias e abraçar a sociedade como sua grande bandeira. É importante que estejamos preparados para isso, ou então teremos que aceitar que a aposentadoria seja a única solução para os servidores dessa área. Os servidores de SEGURANÇA PÚBLICA devem ser escutados e melhor tratados, pois policiais cansados e sem estímulos e objetivos podem se tornar o maior problema para qualquer governo e sua comunidade.

Autoria: Itamar Araujo Dantas

domingo, 7 de novembro de 2010

Saiu no Jornal

Polícia comunitária perde o sentido e serve de 'punição'
...Para o coordenador do Programa Segurança Cidadã, coronel Costa Júnior, é inegável que o governo Ana Júlia fez ao aumentar o número de policiais e viaturas. A resposta as ocorrências ficou mais rápida e há policiais presentes em várias partes do Estado. Por outro lado, sem a ampliação do programa, o que se vê nas ruas são policiais cansados, estressados e "enxugando gelo" e por não derrotarem a criminalidade, diz o oficial...
"A maioria dos novos policiais não é capacitada para o programa e esta lá como punição por alguma falha. Não são policiais conhecidos pela população. Não há envolvimento. E sem a qualificação para esse modelo de segurança pública, os policiais vão continuar fazendo a mesma coisa, que é a polícia de gato e rato'. policia que prende, mas não resolve a violência. 'Nossos policiais estão enxugando gelo'".
Texto completo em: Jornal "O Liberal", Atualidades, página 8, de 07/11/2010.
Obs. do Adm. Blog: Realizamos várias palestras sobre o assunto, desde a implantação do projeto, e sempre destacamos que Polícia Comunitária é muito mais que um prédio (ou bases comunitárias), antes de tudo é uma filosofia de trabalho. O entrevistado, nosso mestre Cel. PM Costa Júnior, deveria, também, destacar a importância que os comandos da polícia deram não só ao programa, mas a filosofia. E observe que muitos dos líderes comunitários são pessoas com vínculo político-partidário.

Pequenas Notas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES GERAIS

O Presidente do SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO PARÁ – SINDELP-PA., no uso de suas atribuições estatutárias e com fundamento no que dispõe o Art. 6º do Regulamento Eleitoral do SINDELP-PA, CONVOCA ELEIÇÕES GERAIS para o dia 03.12.2010 (SEXTA FEIRA) das 08:00 as 18:00 horas para a escolha dos membros da DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL com respectivos suplentes, a ser realizada na sede do sindicato sito à Avenida Dalva, 539, bairro da Marambaia, Belém-Pará.
Os interessados em concorrerem ao pleito deverão registrar as chapas até o dia 18.11.2010 na secretaria do SINDELP.

Belém (Pa), 26 de outubro de 2010.

Resp. Adonai Matias Mota (Presidente do SINDELP-PA)