terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Folha de Dezembro

Confira o calendário de pagamento:

Dia 27 (terça-feira) - Inativos civis e militares, pensionistas civis e militares e pensionistas especiais da Sead / Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.

Dia 28 (quarta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Pro Paz.  

Dia 29 (quinta-feira) – Seduc (capital e interior).

Fonte: Agência Pará (http://www.agenciapara.com.br)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Concurso para Delegado PC/PA

Provas de Concurso Público para delegado serão feitas no dia 18. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) informam que, no 18/12, será feita a reaplicação da prova objetiva e da peça processual, do Concurso Público para provimento de cargos de delegado. A prova objetiva acontecerá simultaneamente em Belém, Marabá, Altamira e Santarém, com início às 8h30 e término às 13h30. Na mesma data, ocorrerá a peça processual, das 15h40 até às 18h40. Os locais de realização podem ser consultados em www.funcab.org. 


Fonte: DIÁRIO OFICIAL (Belém, terça-feira, 13 de dezembro de 2016).

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

13º Salário

Calendário de pagamento do 13°
Ano: 2016

Confira sua data:

Dia 14 (quarta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.
 
Dia 15 (quinta-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
 
Dia 16 (sexta-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.
 
Dia 19 (segunda-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH, Fundação Pro Paz.  
 
Dia 20 (terça-feira) - Seduc capital e interior.


Fonte: http://www.sead.pa.gov.br

terça-feira, 29 de novembro de 2016

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Salários de Novembro

Confira sua data:

Dia 25 (sexta-feira) - Inativos civis e militares, pensionistas civis e militares e pensionistas especiais da Sead.

Dia 28 (segunda-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.

Dia 29 (terça-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH, Fundação Pro Paz.  

Dia 30 (quarta-feira) – Seduc (capital e interior).

Fonte: SEAD


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Luto no futebol mundial - Morre Carlos Alberto Torres



Morreu na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte fulminante, aos 72 anos, CARLOS ALBERTO TORRES, atualmente comentarista do SporTV. O homem do tricampeonato mundial em 1970, capitão da Seleção Brasileira que levantou a Taça Jules Rimet. Nossa homenagem a um craque do nosso futebol...

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pagamento de salário

Calendário de pagamento dos salários de outubro
Confira sua data:
26/10 - Inativos militares e pensionistas. Inativos civis e pensões especiais/Sead.
27/10 - Auditoria geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.
28/10 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropara, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Pro Paz.
31/10 - Seduc (capital e interior).

Fonte: Portal do servidor

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Círio de Nazaré

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.
A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.
Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.
Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.


Fonte: www.ciriodenazare.com.br

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Prisões em Porto de Moz

          A Polícia Civil de Porto de Moz, no baixo Amazonas, prendeu em flagrante no último dia 28, quarta-feira, Cleverton Leão Pereira, pelo crime de compra de votos. A prisão ocorreu após as Polícias Civil e Militar serem acionadas para averiguar uma denúncia de uma pessoa estaria praticando compra de votos no posto de gasolina Santo Antônio. No local, o acusado foi flagrado pagando com dinheiro em espécie para eleitores abastecerem seus veículos e participarem da carreata de um candidato a prefeito do município. 
          Em depoimento, Cleverton Leão confessou que realmente estava abastecendo os veículos dos eleitores mas negou que tenha solicitado voto para o candidato em troca do combustível. O flagrante foi lavrado pelo delegado Mhoab Khayan Lima, titular da Delegacia de Porto Moz. Já no dia 30, sexta-feira, as Polícias Civil e Militar do município prenderam Lucas de Souza Tavares, pelo crime de tráfico de drogas. 
          O acusado foi preso após uma abordagem em seu veículo onde foram encontradas 14 pedras de crack e a quantia de 150 reais. Durante o depoimento, o preso confessou que realmente traficava drogas e que cobrava o valor de 50 reais por cada peteca. Ele afirmou ainda que o entorpecente foi comprado por ele mesmo na cidade de Laranjal do Jari. O acusado está recolhido à disposição da justiça.

Fonte: Site da Polícia Civil do Pará

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Agosto: pagamento de servidores

Calendário de pagamento dos salários de agosto
Ano: 2016

Confira sua data:
26/09 - Inativos militares e pensionistas.

27/09 - Inativos civis e pensões especiais/Sead.

28/09 - Auditoria geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.

29/09 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropara, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Pro Paz.

30/09 - Seduc (capital e interior).

Fonte: www.sead.pa.gov.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pagamento de Agosto

De acordo com o calendário da Secretaria de Estado da Administração (Sead), referente ao mês de agosto, os primeiros beneficiados foram os aposentados militares e pensionistas civis e militares, que receberam no dia 25 de agosto. O cronograma encerrará no dia 31, com os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) da capital e do interior.

Confira o calendário completo:
25/08 - Inativos militares e pensionistas.
26/08 - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
29/08 - Auditoria geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.

30/08 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropara, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Pro Paz.

31/08 - Seduc (capital e interior).

Fonte: Agência Pará

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Prenda -se a vítima...



Recurso que discute crime por fuga do local de acidente tem repercussão geral

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a constitucionalidade do artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica como crime a fuga do local de acidente. A matéria será debatida no Recurso Extraordinário (RE) 971959, de relatoria do ministro Luiz Fux, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual da Suprema Corte.
No caso dos autos, um condutor fugiu do local em que colidiu com outro veículo e foi condenado, com base no artigo 305 do CTB, a 8 meses de detenção, pena substituída por restritiva de direitos. Em recurso de apelação, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) se pronunciou pela absolvição, sob o entendimento de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si. Segundo o acórdão do TJ-RS, o dispositivo do CTB é inconstitucional, pois a simples presença no local do acidente representaria violação da garantia de não autoincriminação, prevista no artigo 5º, inciso LXIII, da Constituição Federal. No acórdão ficou ressalvado que a não permanência, no caso dos autos, não representou omissão de socorro, prevista no artigo 304 do Código de Trânsito.

Fonte:  http://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/destaquesNewsletter.php?sigla=newsletterPortalInternacionalNoticias&idConteudo=323015

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

terça-feira, 26 de julho de 2016

Por que na missa não se diz "amém" no final do Pai Nosso?



Se o correto é terminar as orações com o “amém”, por que no Pai-Nosso da missa isso não acontece?
A palavra “amém”, um dos vocábulos mais utilizados pelos cristãos, é dificilmente traduzível em seu sentido mais profundo (por isso é mantida em hebraico, o idioma original), e utilizada sempre em relação a Deus.
Pronunciar esta palavra é proclamar que se tem por verdadeiro o que se acaba de dizer, com o objetivo de ratificar uma proposição, unir-se a ela ou a uma oração.
Por isso, expressar em forma grupal no âmbito do serviço divino ou ofício religioso também significa “estar de acordo” com o que foi dito.
A palavra “amém” é utilizada para concluir as orações. No entanto, a oração por excelência, o Pai-Nosso, quando rezado dentro da missa, não é acompanhado pelo “amém” no final. Fora da missa, o “amém” é dito normalmente.
Cabe ressaltar que o Pai-Nosso é a única oração da Igreja que está integrada na liturgia da missa.
Mas qual é a explicação para a ausência do “amém” no Pai-Nosso da missa? É simples: não se diz “amém” porque a oração ainda não terminou.
Depois de todos rezarem o Pai-Nosso até o “… mas livrai-nos do mal”, ao invés de dizer “amém”, o sacerdote continua a oração sozinho. A liturgia chama isso de “embolismo”, ou seja, essa oração que o padre reza sozinho é uma oração que recolhe e desenvolve a oração precedente.
O sacerdote desenvolve a última petição do Pai-Nosso (“livrai-nos do mal”) dizendo:
“Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.”
E o povo responde com uma aclamação muito antiga, cuja origem se perde nos primeiros séculos da história da Igreja:
“Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!”
Assim, o Pai-Nosso fica totalmente integrado à liturgia eucarística, não como um acréscimo, mas como parte fundamental dela.