segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Retrato Falado e Perícia Prosopográfica



A Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira, 2, o curso de Atualização em Retrato Falado e Perícia Prosopográfica na sede da Academia de Polícia (Acadepol), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), na rodovia BR-316, em Marituba, região metropolitana de Belém. Ao todo, 20 policiais civis da área de Perícia Papiloscópica, dos Estados do Pará, Amapá, Piauí e Rondônia, participaram do treinamento, que teve duração de dez dias. No encerramento do curso, foram entregues os certificados de conclusão do curso à turma em solenidade presidida pela delegada Marlise Tourão, diretora da Acadepol. Segundo a delegada, o curso promoveu a troca de experiência entre os agentes públicos, visando a aquisição de novos conhecimentos com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Para a perita papiloscópica da Polícia Civil do Piauí, Sandra Alves, o curso lhe trouxe muitos conhecimentos novos sobre a ferramenta usada para montagem dos chamados retratos-falados. 
            Participante pela primeira de um curso no Pará, como representante da Polícia Civil do Piauí, ela disse que pretende repassar os conhecidos adquiridos aos colegas de profissão. A perícia prosopográfica é a ciência que trata dos procedimentos usados na Perícia Papiloscópica Policial para identificação de pessoas por meio da chamada representação facial humana. 
            A conclusão do curso contou com a presença do representante da coordenação do IESP, delegado Itamar Dantas. O papiloscopista Emerson Meneses, da Polícia Civil do Pará, responsável pelo curso, ministrou instruções diversas aos peritos papiloscópicos, desde as técnicas de confecção do retrato-falado até uso da ferramenta na prática para confecção da representação facial de uma pessoa, que é um procedimento auxiliar da investigação criminal. O curso será realizado novamente no período de 19 a 30 deste mês, para mais 20 policiais civis.

Fonte: http://www.policiacivil.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário