segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Instituto de Ensino de Segurança do Pará/IESP-15 anos

DPC Itamar, Sra. Arlete, Cel. Carlos Emílio, Ten. Cel. Paulo e Ten. Cel. Lima e Silva


No próximo dia 22, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) completa 15 anos de criação. A data será comemorada com uma solenidade que tem como destaque a entrega de medalhas do Mérito de Ensino Integrado às Polícias Civil e Militar pela participação no desenvolvimento do Ensino de Segurança Pública no Estado do Pará, de 20 anos de bons serviços prestados, e do diploma “Amigos do IESP” às pessoas que contribuíram para o crescimento do Instituto no ano de 2014. Na ocasião também será lançado o livro que reúne trabalhos monográficos dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com especialização em Proteção e Segurança Ambiental, em convênio com a Universidade Federal do Pará, no ano de 2012. A cerimônia acontecerá no auditório do IESP, que fica no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, às 10h.
Um dos homenageados do dia será Paulo Celso Pinheiro Sette Camara, que receberá a Medalha do Mérito Integrado. Sua ligação com o ensino policial no Pará teve início em 1979, quando propôs a reestruturação da Secretaria de Segurança Pública e a criação da Academia de Polícia Civil, e vinte anos depois, quando criou o IESP. Sette Câmara é formado em Direito, já atuou como consultor de segurança pública e privada, como assessor jurídico do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, e ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública nos governos Almir Gabriel e primeira gestão de Simão Jatene.
Desde 1999 o IESP vem promovendo a integração para o desenvolvimento da Defesa Social e da Segurança Pública na Amazônia. Constitui uma unidade de ensino com gestão própria, autonomia didática, científica e disciplinar, mantida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, e tem como missão institucional garantir a formação e a qualificação de recursos humanos destinados ao setor de segurança por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O Instituto de Ensino de Segurança do Pará é dirigido por um Conselho Superior, do qual participam, além dos dirigentes do próprio IESP, os diretores de ensino ou ocupantes de cargo equivalente das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, e Diretores de Ensino ou ocupantes de cargo equivalente que venham a ser criados em outros órgãos do Sistema de Segurança Pública. Hoje o Instituto é referência Nacional no ensino das forças policiais, servindo também de parâmetro para outras unidades da Federação.

Fonte: Camila Magno (Ascim Iesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário