terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sintomas de stress



Os sinais de que você está se “sacrificando” pelo trabalho.

70% dos casos de stress no Brasil estão relacionados com o trabalho; exaustivas jornadas não são a única razão para isso. Entenda e aprenda como reagir nestes casos.
São Paulo - Estima-se que 70% da população economicamente ativa do Brasil já tenha sofrido de stress, segundo pesquisa feita no ano passado pelo ISMA Brasil, o trabalho teria sido o principal vilão para este quadro.
De acordo com o levantamento, 69% dos casos foram fruto de situações profissionais. 
Associadas a outros fatores, as jornadas exaustivas teriam feito ao menos três vítimas no ano passado. 
No entanto, a pesada carga de trabalho não é o único aspecto que conspira contra o equilíbrio mental. Estar acomodado em um trabalho que não desafia e não faz crescer também gera stress, segundo Flora Victoria, da Sociedade Brasileira de Coaching. 
“Ou pode-se quebrar por superaquecimento ou murchar e desaparecer por subutilização”, explica a consultora. “Os dois excessos são ruins”. 
A razão para isso é simples: “Por menor esforço que ele demande, quando o trabalho não é prazeroso já gera uma sensação psíquica de sobrecarga”, diz Paulo Moretti, gerente médico do Semeando Saúde, do Grupo Santa Celina.

Sintomas

Alterações bruscas no comportamento ou na saúde física e mental do indivíduo podem ser sinais de que seus limites estão sendo ultrapassados – de uma maneira nociva. 
De acordo com o estudo da ISMA Brasil, 78% dos homens e 83% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram ter dores musculares ou de cabeça. Além disso, 39% deles e 37% delas sofriam de distúrbios do sono. 
Segundo Ana Maria Rossi, que conduziu o levantamento e preside a associação no país, a ansiedade foi o sintoma mais prevalente entre as pessoas entrevistadas.
“Via de regra, elas trabalham em um ritmo frenético ou por muitas horas sem pausas. A razão para isso é porque elas não têm muita confiança em seu trabalho ou competência”, explica a psicóloga.

Fonte: http://exame.abril.com.br (matéria completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário