sexta-feira, 8 de março de 2013

Tourinho Neto (entrevista)

www.pragmatismo politico.com.br
"A POLÍCIA E O MP TRABALHAM MUITO MAL"
Juiz que mandou soltar Carlinhos Cachoeira diz que delação premiada é traição e acusa seus colegas de decretar prisões preventivas com base em  suposições.
(...) Não se pode manter alguém preso por suposição. Hoje o que mais tem é juiz decretando prisão preventiva com base em conjecturas. A lei proíbe isso, está no artigo 312. Tem que ter prova da existência do crime, indícios suficientes, não só a suspeita.
(...) Não posso ser cúmplice de inquéritos malfeitos, denúncias do MP com base em notícias de jornal. Juiz não está aí para combater o crime, mas para julgar com imparcialidade.
(...) A polícia ás vezes prende 80 pessoas numa operação, mas será que todos participaram da mesma forma? Parece que há uma necessidade em prestar contas à sociedade para alimentar a mídia com notícias. (...) E tudo começa com a imprensa. Ela pressiona pela condenação. (...) Sou contra o poder de investigação do Ministério Público, porque normalmente o procurador ou promotor se envolve na investigação. Ele vira um delegado, mas é ele quem deve fiscalizar o trabalho do delegado. Ir à delegacia para acompanhar uma oitiva, pedir à polícia que colha determinada prova e não sair recolhendo dados a seu bel prazer, apresentando denúncia com base em notícia de jornal (...)

*Trechos da entrevista dada a revista ISTOÉ.

Fonte: Revista ISTOÉ, 27FEV/2013-ANO 37-Nº 2258 (matéria completa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário