quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A palavra Ex


Padre Zezinho

A expressão “ex” pode ser boa e pode ser cruel. Depende do contexto. Ouço falar de ex bispo, ex padre, ex marido, ex mulher, ex jogador, ex deputado e ex crente. Dentro do seu contexto pode ser coisa boa ou desagradável. Pode ser razão de orgulho ou de tristeza. E pode ser simplesmente experiência pessoal que não se avalia de fora.

Um amigo meu ex padre, um ex pastor e eu nos encontramos num restaurante de São Paulo. Os dois eram amigos e um deles era meu amigo. A conversa foi agradável e acabou na palavra ex. Só quem já viveu uma experiência e não pode mais prosseguir nela pode falar do que viveu. De fora julgaremos sem os devidos detalhes.

Segundo estado de vida, segundos casamentos, segundas profissões, segunda igreja e segunda maneira de ver a vida pode ser o resultado de muitas interrogações não respondidas a contento. Cito sempre a frase de Carl Sagan, cientista, escritor prolífico e popular divulgador de astrofísica. Disse ele que o fato de afirmar que não acreditava em Deus não significava que Deus não existe. Esta seria uma outra afirmação que ele nunca fez. Afirmava apenas não acreditar. Proclamar descrença não é o mesmo que proclamar a não existência. Dizer que não vejo o barco lá longe no mar não significa que ele não está lá. Posso aceitar ou não aceitar o que eu não vejo e outros dizem ver.

Aquele que não vê mais sentido em continuar um casamento, uma fé ou uma opção de vida tem suas cruzes e suas dores. Foi Jesus quem disse para não julgarmos se não quiséssemos ser julgados. Mas foi ele também quem disse que deveríamos ir conversar com o irmão sem paz antes de fazer a nossa oferta no altar.

O fato de eu ser padre e ter almoçado com um que ainda era padre, mas se intitulava ex e outro que ainda era pastor, mas também se dizia ex, levou-me a perguntar porque tinham usado as duas letrinhas. Para mim, eles continuavam a ser sacerdotes de suas igrejas; apenas não eram mais ministros. A resposta do pastor foi contundente: “Coisa de alma. Não sou mais o que já fui, mas, para quem entende, não escondo que já fui”.

Eu que ainda sou e quero continuar sendo aprendi que quando alguém deixa um casamento e fala da sua ou seu ex, ou quando deixa o ministério e se apresenta como ex é porque não jogou fora todos os laços. O conflito foi resolvido, mas não há reatamentos. A relação continua, mas em outra dimensão. Nós católicos andamos a estudar exatamente isto: relações e reações. Fazem parte do mistério das pessoas! É melhor ouvi-las antes de julgar!

Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com/wallwp/archives/7617

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alckmin ataca Estatuto da Criança e do Adolescente

Em mais uma declaração que demonstra o descontrole e a falta de uma política estadual para a juventude, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu que adolescentes que cometerem crimes graves fiquem mais tempo internados e possam ser até transferidos para presídios. Ele defende a transferências dos jovens infratores para áreas especiais em presídios ao completarem 18 anos.

Hoje, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) já garante internações de até três anos, ou até o infrator fazer 21 anos em áreas especiais, separadas por idade e por grau de periculosidade.

"Vamos fazer um trabalho para modificar a lei atual porque ela tem equívocos. O primeiro é que o menor fica no máximo três anos apreendido e sai com a ficha limpa, não importa quantos nem quais crimes ele cometa. A pena para crimes mais graves deve ser maior, para estabelecer um limite ao criminoso", afirma o governador tucano.

A afirmação foi dada após o governador ser questionado sobre uma fuga de internos da Fundação Casa em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), ocorrida no domingo (25). Foi a terceira ocorrência neste mês no Estado.

Alckmin também defendeu que os infratores sejam transferidos para presídios especiais após os 18 anos, afirmando que a fundação foi feita para abrigar apenas crianças e adolescentes. "Em todos os lugares do mundo é assim. Não pode misturar com outros presos."

Para Ariel de Castro Alves, vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB, e presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, não é necessário mudança na legislação para que internos maiores cumpram suas medidas separadamente, pois a lei diz que os internos devem ser separados por idade, gravidade do ato e compleição física.

O advogado diz ainda que os internos não podem ser levados para penitenciárias comuns. O ECA estabelece que os jovens devem cumprir a medida em unidades que oferecem tratamento diferenciado, com escola e atendimento psicológico.

"A proposta é totalmente inadequada. O sistema prisional está com superlotação. Além disso, a reincidência passa dos 60% e as prisões são dominadas por facções criminosas", afirmou Alves.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pagamento dos servidores do Estado inicia na próxima segunda-feira



Confira o cronograma de pagamento - novembro 2012:

Dia 26 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.

Dia 27 (terça-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.

Dia 28 (quarta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gab-Vice, Procuradoria Geral, NAF, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom e Setur.

Dia 29 (quinta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Iasep, Iseprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM.

Dia 30 (sexta-feira) - Seduc.

Ascom/Sead

13º Salário (dezembro):

Dia 14 (sexta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.

Dia 17 (segunda-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.

Dia 18 (terça-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gab-Vice, Procuradoria Geral, NAF, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom e Setur.

Dia 19 (quarta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Iasep, Iseprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM.

Dia 20 (quinta-feira) - Seduc.

Salários:

Dezembro - de 21 a 28

* Os pagamentos seguem o mesmo cronograma de órgãos do 13º salário

Fonte: Agência Pará

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estado paga salários

O governo do Estado inicia na próxima semana, quinta-feira (25), o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta referente ao mês de outubro. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado na semana subsequente, quarta-feira (31), com os funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Confira abaixo o calendário completo:

Dia 25 – Inativos militares e pensionistas civis e militares;
Dia 26 – Inativos civis e pensões especiais/ Sead;
Dia 29 – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, Naf, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur;
Dia 30 – Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM;
Dia 31 – Seduc.

Fonte: Agência Pará

domingo, 21 de outubro de 2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Corda do Círio 2012 é entregue a diretoria da Festa

Símbolo de procissão pesa 1.250 kg e é mais clara que as anteriores

Corda foi entregue na manhã deste sábado (22).

Corda do Círio 2012 é mais clara e banhada em menor quantidade de óleo (Foto: Flávia Lima/TV Liberal)A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos da festividade religiosa, foi entregue na manhã deste sábado (22), em Belém, aos membros da Diretoria da Festa de Nazaré. A corda do Círio 2012, feita de titan torcido de sisal oleado, foi produzida em Santa Catarina e veio de caminhão até a capital paraense.
Pesando cerca de 1.250 kg, com duas polegadas de diâmetro e medindo um total de 800 metros, a corda este ano é mais clara que as anteriores e banhada em menor quantidade de óleo. Ela é dividida em dois pedaços menores de 400 metros, um deles usado na Trasladação, procissão noturna em que a imagem é levada do colégio Gentil Bittencourt até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, de onde partirá para a grande romaria do domingo em direção a Basílica de Nazaré, onde é utilizada a outra metade da corda.
Todos os anos, milhares de devotos buscam um espaço na corda para prestar homenagens e pagar promessas. Ela se transformou no principal elo entre a berlinda que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora e os fiéis.

Simbolismo

A corda do Círio de Nazaré foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora ficou atolada durante uma das romarias e precisou ser puxada. Em 1885, ela foi incorporada às festividades e, desde então, passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

Fonte: G1/PA

Educados para a vida a dois

Alguns rapazes e moças poderiam se casar, mas optaram pelo celibato por questão de vocação. Trocaram o círculo pelo âmbito. Vale dizer: saberiam viver no círculo familiar tão bem quanto seus pais e irmãos, mas a fé no Reino de Deus e na grande família humana os leva a ampliar seu afeto. Servem a todas as famílias e a todos os filhos sem ter a sua ou os seus. Tem a ver com fé e vocação.

Alguns rapazes e moças não deveriam se casar. Não, enquanto não aprenderem a ceder e a perder. Não basta querer o prazer do sexo, nem o prazer de ter filhos. Primeiro teriam que se mostrar capazes de viver junto com alguém do outro sexo para criar os filhos com os valores que cabeça de homem e de mulher lhes possa dar. Os eternos vitoriosos deveriam viver sozinhos por toda a vida para saborear egoisticamente cada uma de suas vitórias, já que não conseguem partilhar suas vidas nem aplaudir as luzes dos outros. Quem foi educado para conseguir tudo o que pede e tudo o que quer não está apto para a vida a dois, porque o matrimônio é esta quase simbiose de homem e mulher na qual ambos cedem e ambos conquistam, preferivelmente, juntos. Isto só se consegue quando os dois são capazes de amar. Nenhum deles pode amar pelos dois. Tem duas vertentes o rio da família.

Quando o evangelista diz que Jesus declarou o matrimônio o chamado para ser uma só carne ( Mt 19,5) e quando Neemias e (5,5) e Jeremias, 32,22 profetizam sobre a união de carnes e que Deus é Deus de toda a carne, falam do círculo e do âmbito. Falam de consanguinidade e de afinidade. Nada disso se consegue sem desprendimento.

O namoro deveria ser o tempo em que ele e ela percebem se a outra pessoa é capaz de uma vida a dois pelo tempo que durarem as duas vidas. Se na cabeça de um deles aquele amor tem prazo haverá o risco em gerar filhos e não conseguir educá-los juntos. Terão criado filhos para sofrer. Decidem desde o começo que darão só aos filhos o melhor possível, mas não o sacrifício de uma vida a dois. Uma coisa é o matrimônio que não deu certo e outra, o calculado, que tem prazo e data de validade. Casar por enquanto é o mesmo que não casar porque amor condicional não é amor. Chame-se ao arranjo de contrato, mas não de matrimônio. É isto que os católicos querem saber quando o sacerdote pergunta se aquele enlace é por toda a vida.

Pessoa com garantia absoluta não existe, mas com suficiente garantia, sim. E capacidade de amar e conviver é garantia suficiente para uma vida a dois.

Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com

IESP abre inscrições ao Mestrado Profissional

IESP abre inscrições ao Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos 


O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) informa que o prazo para inscrições ao Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), encerra no dia 16 de outubro. Os candidatos inscritos deverão obedecer aos requisitos do Conselho Superior (Consup) e ter autorização de sua chefia imediata para participar do processo seletivo. Os aprovados deverão assinar, junto à Segup, um Termo de Compromisso, se comprometendo a participar do curso por um período de dois anos.
Todos os candidatos que forem participar do processo seletivo e atenderem aos requisitos do Consup receberão uma carta de recomendação da direção do Iesp e, em seguida, deverão fazer a sua inscrição na Universidade Federal do Pará, conforme o endereço estabelecido no edital do mestrado, que está disponível no site da UFPA (www.ufpa.br/ppgcs).
Informações: As inscrições são feitas na Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Defesa Sociale Mediação de Conflitos (Rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá, Belém, Pará - CEP 66.075-970. Caixa Postal 8600), de 9h as 13h. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (91) 3201-7798 ou pelo e-mail ppgdsmc@ufpa.br. Os documentos necessários e pré-requisitos para a inscrição ao mestrado, de acordo com o Edital de Seleção 2012, estão disponíveis no site da UFPA (www.ufpa.br/ppgcs).


Fonte: Agência Pará de Notícias (20/09/2012)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Salário do Estado nesta segunda

Salário de setembro começa a ser pago na próxima segunda-feira (24)

O governo do Estado inicia segunda-feira (24) o pagamento dos servidores públicos, da administração direta e indireta, referente ao mês de setembro. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado sexta-feira (28), com os funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) da capital e do interior. Confira abaixo o calendário completo.

Dia 24 – Inativos militares e pensionistas civis e militares;
Dia 25 – Inativos civis e pensões especiais/ Sead;
Dia 26 – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, Naf, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur;
Dia 27 – Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM;
Dia 28 – Seduc.

Fonte:Ascom/Sead

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Decisão é Sua


Fonte: Autoria desconhecida

domingo, 2 de setembro de 2012

Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

Foi realizado em Marituba, no IESP, o Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, no período de 20 a 31 de agosto de 2012, sob supervisão do Maj PM Miguel Freitas, da Coordenadoria de Ensino Complementar - CEC/IESP, concluiram o curso 8 (oito) Policiais Militares, 7 (sete) Policiais Civis, 2 (dois) Peritos Criminais, e 1 (um) representante da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém, Bombeiro Militar e da SEGUP.

Fonte: CEC/IESP

IESP em Santarém

Ocorreu no período de 14 a 28 de agosto de 2012, em Santarém, o Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária, contando com 27 participantes, sob supervisão do Maj PM Miguel Freitas, da Coordenadoria de Ensino Complementar - CEC/IESP. Concluiram o curso 5 (cinco) Bombeiros Militares, 13 (treze) Políciais Militares e 9 (nove) representantes de comunidades de Mojuí dos Campos e Alter do Chão, tendo como local do curso a sede do 3º Batalhão de Polícia Militar

Fonte: CEC/IESP

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária


O Instituto de Ensino de Segurança do Pará - IESP abriu inscrições para o CURSO NACIONAL DE PROMOTOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, que ocorrerá no período 3 a 17 de setembro de 2012, Horário: 8h00 as 12h00, com duas turmas, uma no auditório “B” da Delegacia Geral de Polícia Civil, avenida Governador Magalhães Barata , 209, Nazaré e outra no auditório da seccional Urbana da Marambaia, conjunto COHAB, SN 4, nº 170, Marambaia.
As inscrições irão até o dia 31 de agosto do ano em curso, as 16 horas, e poderão ser realizadas na Coordenadoria de Ensino Comlementar/ CEC, localizada no IESP, Rodovia BR 316, km 13, Marituba, ou pelos contatos abaixo mencionados.

Contatos: Telefone - 91/3184-2706 E-mail: cec.iesp2007@gmail.com

Cronograma de Pagamento - Agosto 2012

Dia 27 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares
Dia 28 (terça-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead
Dia 29 (quarta-feira) – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Naf, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur.
Dia 30 (quinta-feira) – Bombeiros, Polícia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fcptn, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM.
Dia 31 (sexta-feira) - Seduc - capital e interior

Fonte: Agência Pará de Notícias

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Introdução ao Direito"


Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito"
entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno
que estava sentado na primeira fila:
- Como te chamas?
- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas
coisas e saiu da sala. Todos estávamos assustados e indignados porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
Seguíamos assustados porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso... para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?
Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém... respondam a esta pergunta: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
Todos ficamos calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não!! - respondemos todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade
necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça.
Todos.
Não voltem a ficar calados, nunca mais!
Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.

Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito:

Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia !

Fonte: Autoria desconhecida, enviado por erdantasconsultoria@gmail.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Índice de Massa Corporal - IMC

Grau de Obesidade = Peso (kg)/ Altura² (m)

Abaixo do peso -18,5
Peso Normal 18,5 a 24,9
Sobrepeso 25 a 29,9
Obesidade Grau I 30 a 34,9
Obesidade Grau II 35 a 39,9
Obesidade Grau III 40 a 49,9
Superobesidade + 50

Fonte: byebyegordura.com.br (Instituto Garido)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Promotores de Polícia Comunitária

Policiais militares e civis participam de curso de Polícia Comunitária

Agentes da segurança pública do Estado, homens da Guarda Municipal e membros da sociedade civil participam do curso de polícia comunitária oferecido pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). Esta semama, mais uma turma, composta por 52 alunos, participa da capacitação, que aponta uma nova organização do serviço policial baseado na parceria com a comunidade.
Os alunos recebem noções de direitos humanos, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, além de outras disciplinas que humanizam e qualificam agentes de segurança e sociedade para atuar nesta nova dinâmica”, explicou o Delegado Itamar Dantas, coordenador de Ensino Complementar do Iesp. “A qualidade de vida da população é nosso principal objetivo. Entendemos que uma polícia que conviva em harmonia e parceria com a comunidade é o melhor caminho para a diminuir os índices de violência nos bairros e na cidade, como um todo.
Até o final deste ano estão previstos quinze cursos de polícia comunitária no Estado, o que deverá beneficiar quase 750 pessoas, entre militares e civis. Os concluintes estarão habilitados a atuar como mediadores entre polícia e comunidade, já que o conceito de Polícia Comunitária busca resgatar na figura do policial o cidadão que trabalha para o bem estar de todos.

Fonte: Agência Pará de Notícias/ Governo do Estado do Pará

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pagamento de servidores do Estado


CRONOGRAMA DE PAGAMENTO - JULHO 2012

Dia 25 (quarta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.
Dia 26 (quinta-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
Dia 27 (sexta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom.
Dia 30 (segunda-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, IAP, Imetropará, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.
Dia 31(terça-feira) - Seduc - capital e interior.
Fonte: Ascom/Sead

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estaríamos desmilinguindo?

Falemos da pregação aqui-agora-já. Se números forem fundamentais, então a Igreja Católica que já foi 95% da sociedade brasileira está encolhendo. Na irônica expressão de uma pregadora pentecostal, estamos “desmilinguindo”. Arrancou risos de vitória de sua assembleia. Se números expressarem bênção de Deus ela talvez esteja certa. Eles se agigantam e nós recuamos na tabela dos números.

Somos 123,5 milhões num país que vai para os 200 milhões. Se, como disse um pregador pentecostal, eles em breve chegarão a 100 milhões, eles que já somam 42,5 milhões, então eles estão vencendo a corrida para o pódio das graças e da fé embora sejamos ainda em número 3 vezes maior. Mas declaração não é o mesmo que pertença. Nem todos os que se declaram católicos agem como quem pertence, assim como nem todos os que se declaram evangélicos agem como tal! Aí, empatamos!

Se avançar em números ou conservá-los for sinal da predileção de Deus, então vence a teologia do que afirmam que Deus abençoa as estatísticas; a conclusão óbvia será: quem cresceu e cresce está com Deus e quem perdeu e perde perdeu a bênção dele. Leiamos o Gênesis, livro das origens do mundo e da fé. Jacó arrancou com ajuda da mãe, por métodos nada justos, a bênção do pai Isaque. Esaú que também tinha lá seus defeitos, perdeu feio. Não tinha a quem recorrer. Mas a vitória de Jacó separou os irmãos por décadas, até que Jacó, o arrependido reparou seu mal, indo ao encontro de Esaú, o dismilinguido!…

Se estatísticas provam o acerto de uma igreja, estamos errando e eles acertando. Digo isso a amigos evangélicos e pentecostais. Os ventos da estatística favorecem vocês. Convictos eles dizem que não apenas os da estatística, mas também os da fé e da graça. Aí, eu os olho por cima dos óculos e pergunto com amizade e uma pitada da mesma ironia deles, se já leram a história dos povos e das igrejas. Alexandre, Ário, Atanásio, Nestório, Eusébio de Nicomédia, Montano, Donato… Podemos aprender com aqueles embates do tipo: “Estamos certos e vocês estão errados, Vejam quanto estão conosco! Jesus é do jeito que anunciamos! A fé deve seguir por este caminho…” Aqueles embates e aquelas afirmações de vitória estão de volta com poderoso marketing da fé que nem Atanásio nem Ário poderiam sequer sonhar. Atingem milhões de ouvidos todos os dias, com horas e horas de programação.

Sou padre católico há 46 anos e não tenho insônia nem sobressaltos quando ouço estas notícias ou quando gravo algumas essas afirmações triunfalistas de cá e de lá. O triunfalismo nunca foi caminho sereno de fé. Na verdade, no momento quem está crescendo em números é uma das correntes e dos segmentos do que se declaram cristãos evangélicos: os pentecostais, que são os que mais frequentam a mídia moderna. E penso que nós católicos ainda perderemos mais fiéis para eles, enquanto, hábeis no uso da mídia e no chamamento de fiéis para os seus templos, eles perdem fiéis uns para os outros.

Por que penso que seguiremos perdendo fiéis para eles? Posso pensar em vinte ou trinta razões, mas a principal delas é a linguagem e o marketing da fé por eles praticado. Nós, os católicos, sob pena de jogar fora nossas Bíblias e nossos catecismos não podemos a) nem usar da mesma linguagem, b) nem das mesmas promessas, c) nem do mesmo aqui-agora-já, d) nem dos mesmos métodos. Foge à nossa tradição. Nunca tivemos que disputar espaço no Brasil e não é agora que o disputaremos. E erraríamos se adotássemos os mesmos métodos e a mesma fala. Enquanto não acharmos a linguagem católica para hoje crescerão eles e perderemos nós. Falo da linguagem aqui-agora-já

Que linguagem é esta? A do vencedor aqui, agora, já. Sim, a história mudaria com eles na liderança! A pregadora entusiasmada, que em plena televisão disse que os evangélicos estavam aparecendo e nós os católicos estamos desaparecendo e predisse nosso fim para menos de 30 anos, pegou pesado e talvez esteja certa. Mas entremos no seu jogo e peguemos pesado também! Já ouvi discurso semelhante dos nazistas e comunistas que predisseram sua vitória e perderam, os nazistas em menos de 15 anos e os comunistas em menos de 70. Como não acreditavam em Deus não ousaram dizer que Jesus estava com eles. Disseram que a História estava do seu lado, quando na verdade tinham posto a História de lado.

A partir de l983 seus bastiões foram ruindo um por um. O que começou com Marx em l848, chegou ao poder na Rússia em l917. Espalhou-se pelo mundo e começou a ruir aos 65 anos aquela primeira vitória. Restaram Cuba e China que tiveram que mudar seus dogmas para sobreviver. O tempo questionou suas profecias. E tinham milhões de ouvintes à sua frente! O eu eles diziam era lei. Já ouvi algo semelhante entre católicos triunfalistas que tinham multidões diante de seus palcos ou de seus salões. “ Venceremos”… Foi bonito naquela hora e arrancou aplausos para aquele momento, mas depois vieram os fatos e as imprevisíveis mudanças da história.

O discurso do vencedor é eficaz por um tempo. Lembra as disputas de velocidade. Alguns corredores sabem ultrapassar e sobem ao pódio muitas vezes, até que inexplicavelmente começam a perder e suas máquinas poderosas perdem para outras. Os habilidosos vencedores de ontem passam para o décimo ou vigésimo lugar. Mas isso é corrida de máquinas e pilotos. No campo da fé, mais do que o aplauso existe a adesão da plateia que não fica lá torcendo. Ela vai para dentro dos boxes e entra na pista com os pregadores. Vai para os templos, liga os televisores, vai para a rua em marchas e procissões, lota praças para ouvir o mais novo pregador ou a mais nova cantora ou pregadora da fé. Era assim nos tempos de Montano e Ário. E as discussões inflamadas pegavam fogo e criavam partidos e grupos em conflito e declarações pesadas a ponto de o imperador que também não era nenhum santo, mas apostava na unidade do império reagir. Convocou concílios para os dois lados discutirem e resolverem suas pendências.

Hoje há um sadio ecumenismo em curso de quem analisa os números, os fatos e os acontecimentos. E há os que seguem na disputa sentindo-se vencedores e nada querendo com o diálogo religioso. Por que dialogariam se os números dizem que a vitória em Cristo está com eles? É isto! Vitória em Cristo, ou vitória de Cristo? … Este em ou de faz enorme diferença. Faz toda a diferença entre marketing da fé e graça do céu! Convém pensar nessas coisas com serenidade.

Sacerdote católico, admito tranquilamente que hoje somos 30% a menos do que éramos há 40 anos atrás. Aparentemente não achamos o discurso e eles acharam. Milhões de católicos foram ouvir o discurso deles. São nossos irmãos pregadores pentecostais. Sou amigo de muitos deles. Outros não me brindam com sua amizade, sabedores de minha franqueza ante as diferenças entre os nossos púlpitos. Mas sou daqueles que acreditam piamente que é possível discordar sem cair em discórdia. Não temos que eternamente repetir a briga de Jacó e Esaú pelo direito de primogenitura, até porque o tempo das barganhas por lentilhas faz tempo que passou. Os números podem enganar os de um lado e os de outro. São efêmeros e iludem.

Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dia 25 o pagamento dos servidores do Estado


CRONOGRAMA DE PAGAMENTO - JUNHO 2012
Dia 25 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.
Dia 26 (terça-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
Dia 27 (quarta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom.
Dia 28 (quinta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, IAP, Imetropará, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.
Dia 29 (sexta-feira) - Seduc - capital e interior.
Fonte: Ascom/Sead