segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uma Pergunta

No dia 23 de março deste ano, nosso amigo Eder mandou esta mensagem para o meu telefone, fiquei com dúvidas, mas prometi resposta, e já está pronta: 
- Um rapaz me parou agora e perguntou: se JESUS CRISTO nos dias de hoje entraria em nossas igrejas? Não entendi a pergunta e nunca o vi na minha vida e nem entendi por que ele perguntou isso para mim. Estou passando esta pergunta para ti.
Fiquei curioso, e como Eder, passo esta pergunta para vocês. Cliquem em comentários e me repassem suas respostas. Ficamos agradecidos.

Fotografia da Igreja de São Lucas - Guajará/Ananindeua-PA

4 comentários:

  1. Caro Itamar,
    Creio que Ele entraria sim, pois não são os sadios que precisam de médico e sim os doentes. Cristo entraria para nos mostrar o quanto ele continua sendo crucificado todos os dias nos irmãos que sofrem nas crianças abandonadas, naqueles que estão nus, com fome, com sede, presos ou doentes. Ele entraria para nos lembrar a importância de percebermos que Missa é missão, é desinstalação, é sair para ajudar aqueles que precisam de uma palavra, de uma acolhida. Para nos dar a certeza de que sua ressurreição anuncia a nossa ressurreição, saída do sepulcro do egoísmo em busca da luz da caridade. Feliz Páscoa a você e a todos, pois Ele ressuscitou; sim, Ele ressuscitou de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Se permitirmos, Ele entra.
    Como podemos permitir?
    Com nossos atos, seguindo Seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  3. Em atenção ao convite do autor do blog, para opinar, inicialmente eu precisaria saber a que IGREJA se refere. Segundo o Rev. C. Faio, há duas terminologias:

    a) igreja como a representações histórico-institucionais do fenômeno histórico, social, econômico, político e culturalmente auto-definido como “igreja” — e que tem uma hierarquia (Clero), sigla (Denominação), geografia-fixa (Prédio) e membros-sócios.

    b) ao que Jesus e o Novo Testamento definem como Igreja, ou seja, o encontro com Deus e uns com os outros em torno do nome de Jesus e em acordo de fé com o Evangelho — o que faz de todo Encontro Humano, em fé, um ENCONTRO-IGREJA, onde Jesus promete estar presente, mesmo que sejam apenas dois ou três re-unidos em Seu Nome! E só se re-unem em seu nome por se saberem a Ele unidos.


    Se a pergunta: “Jesus Cristo nos dias de hoje entraria em nossas igrejas”? Se presta a questionar a santificação dos templos, como morada de Deus,
    eu diria: NÃO!
    Se a intenção é questionar o espaço físico como lugar de cansados e oprimidos,
    eu diria que SIM! Com certeza Jesus lá entraria para aliviar a alma desses.

    Pela leitura mais atenta das escrituras sagradas podemos afirmar que Jesus não precisou de templos, como estrutura física, para operar suas maravilhas, dando visão aos cegos, purificando leprosos, ressuscitando os mortos ou anunciando aos pobres o Evangelho. Ele sempre estava envolvido com as pessoas: à beira do mar, no barco, simplesmente andando ou ainda nas casas de amigos. Imagino Jesus uma pessoa muito sociável, que gostava de ambientes informais, que valorizava o contato humano e a simplicidade.
    Aos 30 anos, quando deu inicio à sua caminhada, ele não construiu nenhum templo, igreja, sinagoga ou algo do gênero para lá esperar confortavelmente pelos “doentes”, nem uma simples tenda para se abrigar do sol e da chuva foi armada para lá ensinar, a quem se dispusesse a compreender, a AMAR A DEUS COM TODO O CORAÇÃO E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

    Encontramos várias passagens em que Jesus curava pessoas no momento em que andava pelas ruas. No relato da visita de Jesus a um templo ele fez “...um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda”.(Jo: 2-14). Quando ele passava por uma sinagoga, se não era bem recebido, passava adiante.

    Se as “igrejas” forem aptas a manter grandes reservas de paz, comunhão, amor e segurança, certamente JESUS entrará e ceará com aqueles que lá estiverem, COMO EM QUALQUER OUTRO LUGAR em que se encontrarem reunidos os seus verdadeiros adoradores, sem qualquer separação, pois o véu que nos separava de Deus foi rasgado lá naquela cruz!

    Afinal, A AUTÊNTICA IGREJA É EDIFICADA NAQUELES QUE CREEM NA PALAVRA DE DEUS E CONFESSAM QUE JESUS É O SALVADOR, Cordeiro Santo filho do Deus vivo, ou seja, fazem a exata confissão de fé, que NÃO ESTÁ VINCULADA A NENHUMA IGREJA.

    Vale ressaltar que espiritualidade é algo indiscutível e essas opiniões não se submetem a vãs discussões, pois essa visão, eu creio, é fruto da intimidade com quem eu aceitei como “...Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ( Is 9:6).

    Um fraternal abraço!

    Rubenita Pimentel

    ResponderExcluir
  4. Acredito, que não apenas nas igrejas e sim na casa e em todos os lugares nos quais desejamos a sua presença.

    ResponderExcluir