Corda foi entregue na manhã deste sábado (22).
Corda do Círio 2012 é mais clara e banhada em menor quantidade de óleo (Foto: Flávia Lima/TV Liberal)A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos da festividade religiosa, foi entregue na manhã deste sábado (22), em Belém, aos membros da Diretoria da Festa de Nazaré. A corda do Círio 2012, feita de titan torcido de sisal oleado, foi produzida em Santa Catarina e veio de caminhão até a capital paraense.
Pesando cerca de 1.250 kg, com duas polegadas de diâmetro e medindo um total de 800 metros, a corda este ano é mais clara que as anteriores e banhada em menor quantidade de óleo. Ela é dividida em dois pedaços menores de 400 metros, um deles usado na Trasladação, procissão noturna em que a imagem é levada do colégio Gentil Bittencourt até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, de onde partirá para a grande romaria do domingo em direção a Basílica de Nazaré, onde é utilizada a outra metade da corda.
Todos os anos, milhares de devotos buscam um espaço na corda para prestar homenagens e pagar promessas. Ela se transformou no principal elo entre a berlinda que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora e os fiéis.
Simbolismo
A corda do Círio de Nazaré foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora ficou atolada durante uma das romarias e precisou ser puxada. Em 1885, ela foi incorporada às festividades e, desde então, passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.
Fonte: G1/PA