domingo, 25 de janeiro de 2015

Salário de Janeiro

O funcionalismo público do Pará, da administração direta e indireta, começa a receber os salários de janeiro na próxima terça-feira (27). 
 
Calendário de pagamento
 
Dia 27 (terça-feira) - Inativos militares e pensionistas civis/militares e inativos civis e pensões especiais/Sead
 
Dia 28 (quarta-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur
 
Dia 29 (quinta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, IOE , Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e NGTM. 
 
Dia 30 (sexta-feira) - Seduc, capital e interior
 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Chiclete faz bem ou mal?


Hábito herdado da Grécia antiga, mascar chiclete faz bem ou mal para a saúde da boca?


Chiclete, goma de mascar, chicle de bola. Vários nomes para uma mania que faz a cabeça de crianças e adolescentes. Mas uma dúvida que, volta e meia nos perturba a consciência: o chiclete é, na verdade, uma mania ou um vício perigoso? 
Os entendidos explicam que, sem abusar, sabendo escolher a hora certa e o produto adequado, ele pode ser usado como uma forma de relaxamento e concentração.
Carie é a primeira palavra que vem à cabeça de muitas pessoas quando o assunto é chiclete. A dentista Roberta Simi explica que o açúcar contido nesses produtos acaba servindo como alimento para bactérias que liberam substâncias ácidas responsáveis pela descalcificação dos dentes. "A escovação dos dentes após a mastigação é fundamental", alertou.
Segundo a dentista, o ato de mascar chicletes pode ser considerado especialmente perigoso para os dentes quando feito algum tempo depois do almoço ou jantar.
"Durante as refeições, há um aumento do fluxo salivar para dar início ao processo digestivo," explicou. "É um momento crítico para os dentes, pois gera um ambiente bucal ácido que causa perda de minerais dos tecidos dentários. Quando acabamos de mastigar, a saliva demora algum tempo para voltar ao normal e deixar de roubar minerais dos dentes."
"Depois, temos o processo inverso, em que a saliva passa a ceder minerais para os dentes para que esses possam se recuperar, tendendo a um
equilíbrio. Um chiclete nesse momento deixa nossa saliva ácida e causa nova perda de minerais para o meio, antes mesmo que os dentes tenham se recuperado da primeira perda", afirmou a dentista. 
O estômago pede para não abusar
E se o chiclete não contém açúcar? Bem, ainda assim existem precauções a serem tomadas. Segundo o gastroenterologista César Guerreiro, o consumo exagerado de chicletes pode trazer gases e gastrite.
"Quando o chiclete é mastigado, o
corpo entende que deve dar início ao processo de digestão, aumentando a acidez do estômago sem que haja alimentos para tanto," explicou. "Se isso acontece depois de uma refeição, a acidez prolongada pode até mesmo prejudicar a digestão."
César Guerreiro disse que somente se o consumo for exagerado, isto é várias vezes ao dia durante todos os dias, é que poderá surgir uma gastrite, pela acidez do estômago, ou dores causadas por gases, consequência da grande quantidade de ar ingerido com a mastigação.
Apesar de não ter nenhum valor nutritivo, os chicletes podem ter funções terapêuticas - a repetida movimentação da musculatura facial pode
relaxar. Como uma massagem.
Além do uso recente do material plástico que conhecemos, o chiclete já teve diferentes fórmulas. Na Grécia antiga já se mastigavam resinas de árvores para obter, erroneamente, uma higiene bucal.
Muitas substâncias foram utilizadas na composição dos chicletes até que Thomas Adams, na dúvida entre produzir pneus ou brinquedos, teve a ideia de mastigar a borracha com que trabalhava.

Fonte: CNN (enviada por e.mail/Suzete)