sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pagamentos de Servidores



O Governo do Estado disponibiliza a partir de segunda-feira, 25, o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta do mês de agosto de 2014. Confira abaixo o cronograma de pagamento:
25/08/2014 - Inativos militares e pensionistas civis/militares
26/08/2014 - Inativos civis e pensões especiais/Sead
27/08/2014 - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública do Estado, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur
28/08/2014 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM.
29/08/2014 - Seduc capital e interior

Fonte:Ascom/ SEAD

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Os 5 ingredientes do casamento feliz



O casamento é como uma receita de alta gastronomia na qual não podem faltar os melhores ingredientes
O casamento tem muito a ver com a arte de cozinhar: selecionam-se os melhores ingredientes, prepara-se cuidadosamente a receita e realiza-se um processo de cozimento. Depois, o prato é experimentado e são feitas as melhorias necessárias.
O casamento também é assim: um processo em permanente construção, para chegar a um excelente resultado, dando sempre o melhor de cada um.
 Estes são os 5 ingredientes que não podem faltar nesta grande receita da vida:
1. Bom humor
Ainda que seja importante levar uma vida ordenada e com certa estrutura, igualmente é primordial ser flexível diante das circunstâncias desfavoráveis que fazem parte da naturalidade da vida. Um sorriso em meio a um ambiente tenso pode acabar com a hostilidade e mudar o rumo de uma situação que certamente não desembocaria em um final feliz.
Francisco M. González, em um artigo publicado por “The Family Watch”, comenta o seguinte: “Quantas amargas discussões de casal seriam evitadas se, diante de um mal-entendido, uma suposição equivocada, um erro inevitável ou uma distração habitual, ao invés da faísca incendiária, saltasse a gargalhada ou o sorriso franco e natural! No fundo, o otimismo e o bom humor no casamento podem ser sinais de maturidade, imaginação, e de que não se leva tudo a ferro e fogo”.
 2. Criatividade
Não é de se estranhar que as tarefas da vida cotidiana substituam os espaços que os cônjuges são chamados a compartilhar. Grande erro! Por isso, torna-se urgente buscar alternativas que destruam a monotonia e convidem à reconexão do casal.
 3. Comunicação
Especula-se que a maioria das crises conjugais têm a mesma origem: falta de comunicação. Não há nada que uma boa conversa não possa solucionar, porque o diálogo é uma ferramenta básica de toda relação humana, especialmente quando se trata da conjugal.
Cada cônjuge pode adotar a comunicação como sua aliada, sua companheira e, assim, chegar a conhecer seu parceiro de maneira tão profunda, que tal conhecimento chegue a evitar situações que causam descontentamento.
Um casal que se comunica é um casal que se reconhece, que identifica as forças e fraquezas um do outro, e sabe, além disso, encontrar um apoio nos momentos de dificuldade. A comunicação gera laços de confiança e intimidade que fortalecem a relação. Um diálogo sincero, sereno, amoroso e respeitoso faz maravilhas e inclusive, em certos casos, pode ajudar mais que qualquer terapia.
 4. Respeito
Uma relação de respeito é uma relação fiel, sincera, amorosa. A autora Sheila Morataya Fleishman fala deste tema: “Você se lembra da primeira vez que discutiram e você preferiu guardar silêncio, ou, pelo menos, não levantar a voz? Você fez isso por respeito, não é mesmo? A atitude de respeito pelo que o cônjuge é, decide, faz e opina é básica para que a relação o casal não sofra feridas que, com os anos, se não forem cuidadas, podem se tornar verdadeiras chagas que jamais poderão ser fechadas. O famoso filósofo Dietrich von Hildebrand chamava o respeito de ‘mãe de todas as virtudes’, e insistia em que o respeito é o segredo de uma vida feliz, para um casamento feliz”.
As faltas de respeito machucam o amor e impedem também o desenvolvimento humano. Acabar com estes comportamentos negativos é uma das buscas incessantes do casamento.
 5. Confiança
Tudo aquilo que se baseia na confiança tem um sucesso quase garantido. Confiar no cônjuge, ou seja, confiar no seu amor, em suas capacidades, em suas promessas… é um ato que confere solidez à relação.
Depositar sua confiança no outro é um ato de amor. O casamento em si é uma demonstração maravilhosa de confiança, pois nele se entrega ao outro o melhor de si em prol da união.
Não podemos esquecer que estes 5 ingredientes, essenciais no casamento, estão ao alcance dos esposos para servi-los, ajudá-los e mantê-los fortalecidos.

Fonte: http://www.aleteia.org (13 agosto 2014)

sábado, 16 de agosto de 2014

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Oração de um Pai


Cá estou eu Senhor.
Novamente, como no primeiro dia, cá estou eu abismado diante de minhas mãos cheias de enorme poder que Tu me deste.
Tu me colocaste entre o Céu e a Terra para garantir Tua obra.
Tu me fizeste um pouco como Tu és: Criador.
Deste-me um reino mais vasto que todos os reinos e um poder que estremece todo mundo. Porque Tu, Senhor, Tu és Pai também.
É por isso que eu venho hoje com as mãos repletas de uma riqueza quer não posso medir, ainda tonto e abismado, coloco-me no primeiro dia, com o poder que me entregaste. Venho, como pai, para pedir-Te conselhos.
Conselhos para que eu possa preencher, como Tu desejas, meu lugar nesse imenso plano de amor que é a Vida.
Conselhos para que eu conheça o verdadeiro caminho, e, conhecendo-o, posso indica-lo sem erro.
Conselhos para que eu jamais esqueça que, sendo homem e pai, sou Teu filho também.
Cá estou eu, Senhor, entre o Céu e a Terra como Tu me colocaste.
Dá-me mãos suficientemente fortes para conter e guiar, e suaves bastante para afagar e aplaudir.
Dá-me sabedoria para ensinar e modéstia para aprender.
Dá-me tenacidade para construir o presente e a audácia para construir o futuro.
Dá-me um coração que não seja tão terno que se dissolva nem tão amplo que se perca, nem tão estreito que se deforme.
Dá-me conhecer todo poder e todo meu erro, toda a minha capacidade e toda a minha falha, todo o meu direito e todo o meu dever.
E dá-me a força para conhecendo tudo isso, ser um Homem entre os homens, um Pai para meus filhos, e um filho para Ti. Assim seja.

Retirado do Livro: Orações de Todos Os Tempos da Igreja (Prof. Felipe Aquino)