terça-feira, 25 de setembro de 2012

Corda do Círio 2012 é entregue a diretoria da Festa

Símbolo de procissão pesa 1.250 kg e é mais clara que as anteriores

Corda foi entregue na manhã deste sábado (22).

Corda do Círio 2012 é mais clara e banhada em menor quantidade de óleo (Foto: Flávia Lima/TV Liberal)A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos da festividade religiosa, foi entregue na manhã deste sábado (22), em Belém, aos membros da Diretoria da Festa de Nazaré. A corda do Círio 2012, feita de titan torcido de sisal oleado, foi produzida em Santa Catarina e veio de caminhão até a capital paraense.
Pesando cerca de 1.250 kg, com duas polegadas de diâmetro e medindo um total de 800 metros, a corda este ano é mais clara que as anteriores e banhada em menor quantidade de óleo. Ela é dividida em dois pedaços menores de 400 metros, um deles usado na Trasladação, procissão noturna em que a imagem é levada do colégio Gentil Bittencourt até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, de onde partirá para a grande romaria do domingo em direção a Basílica de Nazaré, onde é utilizada a outra metade da corda.
Todos os anos, milhares de devotos buscam um espaço na corda para prestar homenagens e pagar promessas. Ela se transformou no principal elo entre a berlinda que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora e os fiéis.

Simbolismo

A corda do Círio de Nazaré foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora ficou atolada durante uma das romarias e precisou ser puxada. Em 1885, ela foi incorporada às festividades e, desde então, passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

Fonte: G1/PA

Educados para a vida a dois

Alguns rapazes e moças poderiam se casar, mas optaram pelo celibato por questão de vocação. Trocaram o círculo pelo âmbito. Vale dizer: saberiam viver no círculo familiar tão bem quanto seus pais e irmãos, mas a fé no Reino de Deus e na grande família humana os leva a ampliar seu afeto. Servem a todas as famílias e a todos os filhos sem ter a sua ou os seus. Tem a ver com fé e vocação.

Alguns rapazes e moças não deveriam se casar. Não, enquanto não aprenderem a ceder e a perder. Não basta querer o prazer do sexo, nem o prazer de ter filhos. Primeiro teriam que se mostrar capazes de viver junto com alguém do outro sexo para criar os filhos com os valores que cabeça de homem e de mulher lhes possa dar. Os eternos vitoriosos deveriam viver sozinhos por toda a vida para saborear egoisticamente cada uma de suas vitórias, já que não conseguem partilhar suas vidas nem aplaudir as luzes dos outros. Quem foi educado para conseguir tudo o que pede e tudo o que quer não está apto para a vida a dois, porque o matrimônio é esta quase simbiose de homem e mulher na qual ambos cedem e ambos conquistam, preferivelmente, juntos. Isto só se consegue quando os dois são capazes de amar. Nenhum deles pode amar pelos dois. Tem duas vertentes o rio da família.

Quando o evangelista diz que Jesus declarou o matrimônio o chamado para ser uma só carne ( Mt 19,5) e quando Neemias e (5,5) e Jeremias, 32,22 profetizam sobre a união de carnes e que Deus é Deus de toda a carne, falam do círculo e do âmbito. Falam de consanguinidade e de afinidade. Nada disso se consegue sem desprendimento.

O namoro deveria ser o tempo em que ele e ela percebem se a outra pessoa é capaz de uma vida a dois pelo tempo que durarem as duas vidas. Se na cabeça de um deles aquele amor tem prazo haverá o risco em gerar filhos e não conseguir educá-los juntos. Terão criado filhos para sofrer. Decidem desde o começo que darão só aos filhos o melhor possível, mas não o sacrifício de uma vida a dois. Uma coisa é o matrimônio que não deu certo e outra, o calculado, que tem prazo e data de validade. Casar por enquanto é o mesmo que não casar porque amor condicional não é amor. Chame-se ao arranjo de contrato, mas não de matrimônio. É isto que os católicos querem saber quando o sacerdote pergunta se aquele enlace é por toda a vida.

Pessoa com garantia absoluta não existe, mas com suficiente garantia, sim. E capacidade de amar e conviver é garantia suficiente para uma vida a dois.

Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com

IESP abre inscrições ao Mestrado Profissional

IESP abre inscrições ao Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos 


O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) informa que o prazo para inscrições ao Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), encerra no dia 16 de outubro. Os candidatos inscritos deverão obedecer aos requisitos do Conselho Superior (Consup) e ter autorização de sua chefia imediata para participar do processo seletivo. Os aprovados deverão assinar, junto à Segup, um Termo de Compromisso, se comprometendo a participar do curso por um período de dois anos.
Todos os candidatos que forem participar do processo seletivo e atenderem aos requisitos do Consup receberão uma carta de recomendação da direção do Iesp e, em seguida, deverão fazer a sua inscrição na Universidade Federal do Pará, conforme o endereço estabelecido no edital do mestrado, que está disponível no site da UFPA (www.ufpa.br/ppgcs).
Informações: As inscrições são feitas na Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Defesa Sociale Mediação de Conflitos (Rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá, Belém, Pará - CEP 66.075-970. Caixa Postal 8600), de 9h as 13h. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (91) 3201-7798 ou pelo e-mail ppgdsmc@ufpa.br. Os documentos necessários e pré-requisitos para a inscrição ao mestrado, de acordo com o Edital de Seleção 2012, estão disponíveis no site da UFPA (www.ufpa.br/ppgcs).


Fonte: Agência Pará de Notícias (20/09/2012)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Salário do Estado nesta segunda

Salário de setembro começa a ser pago na próxima segunda-feira (24)

O governo do Estado inicia segunda-feira (24) o pagamento dos servidores públicos, da administração direta e indireta, referente ao mês de setembro. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado sexta-feira (28), com os funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) da capital e do interior. Confira abaixo o calendário completo.

Dia 24 – Inativos militares e pensionistas civis e militares;
Dia 25 – Inativos civis e pensões especiais/ Sead;
Dia 26 – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, Naf, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur;
Dia 27 – Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM;
Dia 28 – Seduc.

Fonte:Ascom/Sead

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Decisão é Sua


Fonte: Autoria desconhecida

domingo, 2 de setembro de 2012

Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

Foi realizado em Marituba, no IESP, o Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, no período de 20 a 31 de agosto de 2012, sob supervisão do Maj PM Miguel Freitas, da Coordenadoria de Ensino Complementar - CEC/IESP, concluiram o curso 8 (oito) Policiais Militares, 7 (sete) Policiais Civis, 2 (dois) Peritos Criminais, e 1 (um) representante da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém, Bombeiro Militar e da SEGUP.

Fonte: CEC/IESP

IESP em Santarém

Ocorreu no período de 14 a 28 de agosto de 2012, em Santarém, o Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária, contando com 27 participantes, sob supervisão do Maj PM Miguel Freitas, da Coordenadoria de Ensino Complementar - CEC/IESP. Concluiram o curso 5 (cinco) Bombeiros Militares, 13 (treze) Políciais Militares e 9 (nove) representantes de comunidades de Mojuí dos Campos e Alter do Chão, tendo como local do curso a sede do 3º Batalhão de Polícia Militar

Fonte: CEC/IESP